Avançar para o conteúdo principal

7 Regras que prescrevo para a Fibromialgia


No post que escrevi sobre a fibromialgia...surgiram muitas dúvidas e sobre isso quero acrescentar...que cada caso é um caso...e que devem sempre ter o acompanhamento de um médico para avaliar o vosso estado clinico e assim poderem ultrapassar a situação...da melhor forma possível.
Mais uma vez digo que esta foi a forma, ainda com algumas lacunas, que achei para lidar diariamente com esta doença...
É necessário muito esforço e muito domínio que não se consegue de um dia para o outro...só alguns anos mais tarde é que olhei para trás, analisei e descobri as diferenças na minha forma de estar...
Desanimei, e sozinha, chorei muitas vezes, mas considero-me uma lutadora, e acredito firmemente que se desejamos muito uma coisa, consegui-mo-la...
O efeito bomerang pode ser um aliado na luta por qualquer coisa....
Considero-me uma pessoa muito especial, nos meus 50 anos...quase 51...
Gosto demais de mim...é um facto....


E esta é a regra numero um.....
-Gostar de nós próprios...
Acredito que ainda tenho muito para fazer,e se puder ajudar quer seja no vestir, nas situações inerentes da idade ou a sonhar fá-lo-ei...a criação deste blog é a prova disso...
Não querendo me dispersar muito do tema, tenho acrescentar que a ajuda de familiares e amigos, no meu caso em particular do meu marido e filha e de algumas clientes, (hoje amigas) que me apoiaram foi importantíssima....
Sozinhas não conseguimos...
Num dia acordamos com dor de cabeça noutro pode ser num joelho ou com dor nas costas...digo-vos com toda a certeza...o melhor a fazer é se, tiverem possibilidade começar com um banho bastante quente, de preferência de imersão....até uma botija de água quente ajuda...
Eu tenho uns sacos em tecido e no seu interior tem várias sementes. E deve ser aquecido no microondas durante 4 a 5 minutos depende da potência deste...e colocá-lo no sitio da dor...relaxa...



Regra numero dois:
-O relaxamento nesta doença é de suma importância...quer físico quer psicológico...
Parece fácil de dizer...estão vocês a pensar...
Pois é...aprender a relaxar não é fácil nos dias de hoje... vivemos sobre pressão quer profissional quer financeiro...e com excesso de horas fora de casa...e depois... de chegarmos a casa, um monte de infinitas coisas a fazer...Algumas terapias foram avaliadas em pesquisas, como é o caso da massagem, hidroterapia apresentaram uma melhora do quadro assim como uma permanência dessa melhora .
Exercícios suaves,meditação e massagem são práticas de medicina complementar que, associadas ao tratamento médico, podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afectado por esta síndrome.


Regra numero 3:
-Rotina... rotina sim,...organização das mais variadas coisas....
Não tem rotina, para se levantar tomar banho, vestir tomar o pequeno almoço, lavar os dentes etc...?
Então vai adicionar mais algumas rotinas que falarei mais tarde....




Regra numero 4:
    -O Auto reconhecimento do corpo é para mim fundamental...sei o que tenho o que me dói e sei o que fazer para minimizar a dor...a partir daqui tudo é possível....O auto-conhecimento do corpo, demonstrou ser eficaz como associação ao tratamento usual na diminuição de dor.
    Parece fácil não é???
Regra numero 5:
-Exercício físico torna nos mais flexíveis, mais ágeis e tem o efeito de “sedativo” para uma boa noite de descanso....
Não precisa de fazer musculação nem body combate, nada disso...estamos a falar de exercícios que promovem o bem estar físico...apesar de ser de opinião que a musculação pode ajudar, a criar um melhor revestimento de músculo em torno de alguns órgãos, mas isso é outra história...quanto ao Body combate nem pensar...tudo o que possa ter forte impacto é prejudicial...o que queremos é uma actividade moderada....e que promova a longevidade....Outra coisa que faço como já vos disse, e que me ajuda imenso é a hidroginástica...convém que a aula seja dada por um fisioterapeuta ou pessoa idónea que esteja a par do seu problema e incapacidade para a corrigir nalguma postura, ou até para a alertar de algum exercício que não possa fazer, pois normalmente as aulas são dadas para várias alunas e todas com problemas diferentes do seu....
Quaisquer terapias que ocasionem melhora da qualidade de vida sem sequelas ou efeitos colaterais danosos podem ser utilizadas pelos pacientes. A escolha do tipo de tratamento deve levar em conta a adesão do paciente, suas possibilidades e a melhora da qualidade de vida.
Algumas terapias foram avaliadas em pesquisas, como é o caso da massagem, hidroterapia apresentaram uma melhora do quadro assim como uma permanência dessa melhora .
Exercícios suaves,meditação e massagem são práticas de medicina complementar que, associadas ao tratamento médico, podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afectado por esta síndrome. A Fisioterapia ameniza as dores, provoca relaxamento e além disso, os alongamentos e massagens terapeuticas são usadas para "soltar" os pontos de tensão.
É fundamental que o profissional que realiza a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe orientado pelo médico de acordo com a situação específica de cada paciente.






Regra numero 6:
-A alimentação e suplementos alimentares, são sem dúvida o elixir da juventude...uma alimentação saudável é importantíssima...mas quero dizer que aqui tenho algumas falhas não quero que pensem que só me alimento de comida vegetariana, makrobiótica ou outro tipo muito em voga nestes tempos de mudança....não...sei que o deveria fazer, e como poderia ainda melhorar mais o meu equilíbrio...mas como vos disse...considero-me muito especial...e esta vida é simplesmente uma passagem e não tenho tensões de viver até aos cem anos, sei que não o poderia fazer com qualidade de vida...e digo isto, porque ontem tinha 20 anos e hoje 50 anos...passou muito rápido...não sei se dá para entender o meu raciocínio...e nem vos quero influenciar em nada,e mais uma vez vou repetir...esta foi a minha opção de vida...e para já ainda não me sinto preparada para uma dieta muito rigorosa, ou para algo muito rígido, gosto demasiado de comer e sou gulosa...mas quero contudo dizer que no seu equilíbrio...na dose certa...
E para não ser cansativa demais...vamos á …


Regra numero 7:
-Desintoxicar...quanto menos toxinas tiver o seu corpo, melhor...mas como tudo na vida é relativo, esta sétima regra tem muito que se lhe diga...e sei que ainda não estou completamente “limpa” de toxinas para vos influenciar nesta regra...mas reconheço que mais dias menos dia terei que pensar melhor nela....e nessa altura podei partir em paz...
Não....agora falando a sério... isto é um blog onde falo de mim e partilho o que sei com vocês, os meus defeitos, que até talvez sejam mais visíveis para vocês do que para mim, normalmente temos essa tendência de ver o umbigo dos outros primeiro que o nosso...
não quer dizer que seja perfeita....intocável, não.... respeito muito a minha vida e tento respeitar o espaço dos outros...

Aqui vos deixo as minhas regras...e não existem em colocar as vossas questões....beijinhos....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso